As Mulheres Mumuílas

As Mulheres Mumuílas

As Mulheres Mumuílas

O Hoje vou falar um pouco sobre as mulheres mumuílas, mulheres que fazem parte da tribo Mumuíla, na província de Huíla (capital Lubango), no Sul de Angola. É uma das regiões mais áridas do mundo. Muitas pessoas conhecem-nas por foto, mas não sabe de onde são. Há poucos registros sobre a vida das mumuílas, mas o que se sabe é que como estética natural usam os seios à mostra, colares e tecidos bem coloridos, muito normal em África, no geral, o uso das cores. Segundo relatos de africanos, essas mulheres são criadoras de gado e é deles que tiram suas fontes de renda.

O que para nós é estranho, como não tomar banho como a gente, para elas é normal o ritual com leite de vaca e esterco, e, ainda desses materiais, elas aproveitam para outro uso: passar nos cabelos para que fiquem com aparência exótica.

Outra curiosidade está relacionada as argolas que compõem suas vestimentas. Esses acessórios são usados pelas mumuilas porque tem a ver também com a relação conjugal delas.

Na tribo Mumuíla é normal a prática da poligamia entre os membros da comunidade. Assim como na tribo Mucubal, o homem também pode ter quantas mulheres ele quiser. Porém, isso só é possível se ele provar que tem condições financeiras suficientes para manter suas esposas. E seu poder de riqueza é comprovado pelo tanto de gado que ele possuir. Mas tem que ser tudo que elas quiserem, precisa ser rico mesmo. Entre todas, a mais velha é a responsável administrativa da fortuna do marido e isso é o que justifica ela ter mais adereços no pescoço, nas pernas e nos pés. Os colares são como a aliança, sinônimo de comprometimento.

Se aqui diferenciamos pela cor da aliança e qual mão a pessoa está usando, na aldeia mumuíla as mulheres são distinguidas se são casadas ou não pelos adornos. A autoridade máster da comunidade é chamada de Soba Grande. A figura dele é muito importante e respeitada na tribo. Ele é o líder espiritual e o prefeito do grupo, ele manda e desmanda, casa, descasa, autoriza apropriação de terras, etc.

Fonte: CoracãoAfricano


Apontamentos e correcções:

Segundo Carlos Bumba Não é verdade que o soba grande desmanda e descasa, outrossim, a autoridade máxima é o Ohamba e não soba (este é a continuação do sipaio). (Observação enviada via whatsapp)



MPR - Hoteisangola


Não espere mais, precisa de ajuda?